Vale pode reduzir fatia em usina no Ceará (26/04/2011)


A Vale está negociando reduzir sua participação em joint venture com duas empresas sul-coreanas para a construção de uma usina siderúrgica no Ceará, a Companhia Siderúrgica do Pecém, afirmou à Reuters uma fonte com conhecimento direto do assunto.
A mídia sul-coreana publicou que a participação da Vale pode cair de 50% para 30% na segunda fase da construção da usina, enquanto as siderúrgicas Posco e Dongkuk Steel podem aumentar suas parcelas para 35% cada.
A Posco, terceira maior produtora de aço do mundo, e a rival de menor porte Dongkuk Steel possuem uma participação inicial de 20% e 30%, respectivamente, no projeto previsto para começar a operar em 2014.
A Posco e a Dongkuk estão negociando para aumentar suas participações na joint venture com a Vale na segunda etapa da construção, segundo um participante da indústria. De acordo com a fonte, nada ainda foi decidido. A segunda fase vai começar depois que a primeira for completada, em 2014.
Questionada, a Vale disse que não comentaria o assunto. Um porta-voz da Posco confirmou que considera ampliar a participação na joint venture com a mineradora brasileira.

Fonte: Foha de São Paulo/DA REUTERS